OS END-EU-SADOS

02/02/2014 15:06

            Li em um Link do Facebook um ensaio interessante. Através de um software simples de contagem de palavras, selecionaram hinos tradicionais históricos e músicas atuais de cantores famosos do meio "gospel", e registraram as 5 palavras mais citadas em cada um. O resultado é muito interessante!

 

HINOS HISTÓRICOS                                                                     CANÇÕES GOSPEL

1) Jesus 2) Cristo 3) Amor 4) Deus 5) Senhor                                   1) Deus 2) Eu 3) Quero 4) Meu 5) Senhor 

 

            O autor deixou claro que não foi nenhum ensaio científico com rigor estatístico, mas certamente o resultado tem seu valor. Num mundo como o nosso, onde Marvel voltou a fazer sucesso (e agora nas telas de cinema), onde os humanos são super-humanos, onde a tecnologia nos dá poderes antes só alcançados por meio do ocultismo, onde líderes religiosos são quase semi-deuses e determinam coisas para Deus fazer etc, não é de se espantar que isso tudo se reflita também nas canções religiosas. De acordo com os resultados acima, fica claro que as pessoas de hoje são o centro de tudo. O "EU" tem prioridade sobre todo o resto, inclusive Deus. O SER HUMANO está no CENTRO. Tudo gira em torno do homem. Não é o homem que existe para Deus, mas Deus existe para o homem. Deus pertence ao homem e não o contrário. Mas quais as implicações dessa forma de pensar e viver?

            Primeiramente vejo uma sociedade de "deuses melindrosos" que vivem para si mesmos. São homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças que não suportam perdas, choram quando são contrariados, ficam violentos quando perdem algo ou estão prestes a perder, são manipuladores astutos e chantagistas emocionais e nunca sabem lidar com um "NÃO". São viciados em todo tipo de analgésico químico, emocional ou mesmo entretenimento. São dependentes de todo tipo de prazer. O que importa é se sentir bem. Sua religião é qualquer coisa que os faça sentir bem. Pode ser Deus, deuses, santos, dinheiro, trabalho, sexo, conhecimento, estudo, pessoas, causas nobres, ou apenas um simples espelho, mas se prendem religiosamente a qualquer uma dessas "coisas". Por isso ouvimos tanto em suas canções religiosas palavras como "EU", "QUERO" E "MEU". Ah! Mas alguém pode retrucar dizendo que "DEUS" e "SENHOR" também aparecem. Sim, é verdade, mas quase sempre na condição de objeto! "Deus" se tornou mais um objeto das coleções egocêntricas dessas pessoas mimadas. Fala-se muito do amor de Deus! Do quanto Deus é bom etc. Mas sempre de uma perspectiva humanista e antropocêntrica. "Deus é para mim"... "Deus é tão bom porque Ele me entende e me aceita"... "Como o Papai é maravilhoso, Ele sempre me perdoa"... Sem dúvida essas frases são verdadeiras. Mas se as entendêssemos dentro do contexto em que vivemos, veríamos que a ênfase delas está no "EU" e não em Deus. E nada poderia ser mais FALSO E ILUSÓRIO!

            Quando Jesus disse aos discípulos que haveria de sofrer, morrer e ressuscitar, Pedro se adiantou e foi logo dizendo: "Não Mestre, de jeito nenhum! Isso nunca vai te acontecer! Tenha dó de si mesmo! Vira essa boca pra lá! Coitadinho... Não, eu determino coisas abençoadas pra tua vida!" (Citação Livre de Mt 16:21-23). E Jesus respondeu: "Sai pra lá Satanás, você é uma pedra de tropeço. Não entende das coisas de Deus mas só das dos homens". Por esse texto, podemos imaginar quem está por trás dessa "nova" filosofia pós-moderna de que os homens são semi-deuses e devem ser servidos. Enquanto Jesus nos diz: "Morra! Entregue sua vida! Se quiser salvá-la, deve perdê-la!", o Diabo nos diz: "Viva! Preserve sua vida e seus direitos! Conquiste cada dia mais e não admita perdas!". São completamente antagônicos entre si. Mas este último é o discurso dessa geração atual.

            Por outro lado, nem todas as pessoas se veem como semi-deuses. Muitas são tímidas, ou mal resolvidas, ou são personalidades fracas, incapazes de se impor ou dominar nesta selva feroz. Mas neste caso, será que pessoas assim estão livres ou à margem dessa cultura endeusante? O que mais tenho visto em meu contexto são pessoas carentes e vazias, indivíduos ávidos e sedentos por heróis. Sim, os heróis, aqueles ícones "salvadores da pátria". Talvez por isso MARVEL voltou a fazer sucesso. Primeiro por causa daqueles que se acham semi-deuses, e também por causa daqueles que necessitam desses heróis. No contexto cristão, tenho visto gente que confia a vida a líderes religiosos super-poderosos. Vejo também gente comum que se apóia espiritualmente em outras pessoas com experiências marcantes com Deus. Ao invés de se lançarem elas próprias na direção de Deus e desenvolverem suas próprias experiências com o Pai e aprenderem a confiar APENAS e tão somente em Deus, acabam colocando sua fé na fé de outra pessoa, tão humana e falha como ela. É muito triste isso, pois quando essa "pessoa-exemplo" cai, ela cai junto, pois não aprendeu a confiar diretamente em Deus. Aí descobre que não existe empréstimo de fé. A fé é algo pessoal e intransferível. Muito triste!

            Bem, mas o que fazer diante de tudo isso? Temos que voltar às origens. Voltar aos dias quando o "Alfa-Ômega", Jesus Cristo, estava encarnado entre nós. Quando o grande João Batista (muito famoso em seus dias) disse que era necessário que Jesus crescesse e ele diminuísse. Precisamos reconhecer que Jesus é o centro de todas as coisas. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele é o Deus Filho, Verdadeiro e Eterno. Ninguém pode chegar ao Pai a não ser por Ele. As Escrituras afirmam insistentemente que quando Jesus voltar para julgar o mundo, todas as criaturas do Universo reconhecerão que só Jesus Cristo é o Senhor. Não há espaço para "nenhum tipo" de semi-deus. Não há lugar para homens "senhores". Só a Glória dele será vista e somente aqueles que refletem essa glória terão lugar. Jesus está voltando enquanto nossa cultura navega na contra-mão da Verdadeira Nova Ordem que Jesus estabelecerá com sua Vinda. É hora de mudar o rumo! Não é possível um final diferente, a gosto dessa sociedade endeusada. Quem quiser ser tratado como deus, não terá espaço no Reino de Cristo que está chegando. Quem quiser viver em torno de si mesmo, não encontrará lugar na Nova Sociedade que há de se manifestar após o reino do Anti-Cristo, que está próximo de seu auge. Até poderá ser exaltado por esse sistema diabólico iminente, mas será destruído pela Glória do Único que "É". É tempo de arrependimento!!! A sua Graça já nos foi dada e revelada em Cristo naquela cruz! Mas Jesus está voltando, não mais como Cordeiro, mas como Leão! Então é hora de nos voltarmos em humildade para Ele. Dobrarmos nossos joelhos diante do Eterno e Altíssimo. Nosso Pai é bondoso e misericordioso, mas não podemos nos esquecer do que Ele mesmo nos disse: "No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam." (Atos 17:30)

 

(Ubatuba-SP - 02/02/2014)