"BLACKOUT"

10/05/2013 13:31


          Acabou a energia. O que fazer? Como “ocupar” o tempo durante um ‘BLACKOUT’? Numa sociedade tão dependente da energia elétrica e da tecnologia por ela sustentada, como reagir? Eu mesmo não estaria escrevendo esse texto caso meu notebook não tivesse alguma reserva de energia. Acho que esse foi o meu jeito de ocupar o tempo...
           Puxa, como é difícil! Depois que a gente se acostuma com o conforto parece tão complicado viver sem ele! Ficamos meio perdidos. Fazemos aquela famosa pergunta: “E agora?” Esses são sintomas de dependência. São comuns em todo tipo de vício. Vejam como é o mundo que criamos. Parece seguro, confiável, parece inabalável, quase eterno! Mas quando a gente menos espera, ele nos deixa na mão. Criamos fontes finitas e falhas, mas depois confiamos nelas como se fossem eternas e infalíveis. Isso me lembra de um texto de Jeremias 2:12-13:

 

 

 

“Espantem-se diante disso, ó céus! Fiquem horrorizados e abismados”, diz o SENHOR. “O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água.”

 

            Como é triste ver esse fato tão pungente nos nossos dias. Principalmente nesses dias tão tecnológicos. Pois é, às vezes é necessário ficar sem alguma coisa pra perceber o quanto dependemos dela. Por outro lado, como é fácil nos esquecermos das pessoas e coisas importantes enquanto nos distraímos com os confortos modernos. Dias atrás um amigo me disse o quanto estava sendo difícil orar. Certamente não é porque Ele não ame a Deus. Creio que ama. Mas estamos tão viciados em prazer – e o conforto foi criado para o nosso prazer – que acabamos nos esquecendo de QUEM realmente importa. Afastamo-nos da Verdadeira Fonte de amor e existência e então começamos a nos sentir vazios e sedentos. Depois, pra compensar, construímos cisternas rachadas que não retém a água... E continuamos com sede, e mais sede... A tecnologia é uma ferramenta neutra. Não é nem má nem boa. Tudo depende do uso. Mas a tecnologia pode ser uma cisterna rachada se a nossa vida e alegria depender dela.
            Vejam só, moro no meio da Mata Atlântica. Um lugar lindo, cheio de vida e de natureza exuberante. Os sons são tão diversos! As aves daqui são tão coloridas! Mesmo à noite, é uma sinfonia bem diferente da cidade. E quando a chuva cai mansa, como agora, o som das gotas nas folhas nos convida ao aconchego, ao descanso, à contemplação. Qual foi a última vez que você parou para contemplar aquilo que o Pai Eterno criou “para o nosso prazer”? Diferentemente dos “templos” barulhentos, creio que fui agraciado com um verdadeiro Santuário. Isso aqui está sempre me convidando à adoração, à oração. Mas “o mundo que criamos não nos permite contemplar a Terra que Deus criou” (Caio Fábio). Que terrível!
            No entanto, vejam que interessante: tudo isso está sendo uma espécie de paradoxo! O BLACKOUT me trouxe à LUZ! Sim, o BREU às vezes poder trazer ILUMINAÇÃO. Como agora! Talvez você não esteja vivendo um BLACKOUT de energia elétrica como eu, mas pode estar passando por tantos problemas que considera sua vida um verdadeiro BLACKOUT. Antes de amaldiçoar esses dias de trevas, pergunte ao Pai se Ele não permitiu esse BLACKOUT para que você possa enxergar melhor, com mais clareza... Quem sabe Ele não o está chamando à simplicidade e à contemplação? Quem sabe Ele não o está convidando à verdadeira adoração? Aquela... que só pode acontecer se for “em espírito e em verdade”!

 

 

(Caraguatatuba-SP, 14/03/2013)