DESERTOS

10/05/2013 13:54

 

        Todo mundo um dia já precisou do consolo de um amigo íntimo ou familiar. Não tem preço saber que aquele que te deu o ombro te compreende ou, no mínimo, deseja profundamente te compreender. É aliviante e curativo saber que aquela pessoa AO TEU LADO te aceita e te recebe em amor. Mas por mais balsâmico e consolador que isso seja, essa pessoa nunca estará em “sua própria pele”. Ela simplesmente está ao seu lado, mas não dentro de você. Já conhece o texto de Romanos 8:18-27?

 

 

“18 Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. 19 A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. 20 Pois ela foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança 21 de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. 22 Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. 23 E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo. 24 Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? 25 Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente. 26 Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.”

 

        Nunca se perguntou por que o Espírito Santo, perfeito e pleno, GEMERIA ao interceder por você? Se um amigo querido, que está AO LADO, é capaz de chorar com a gente, sofrer junto a ponto de verter lágrimas, o que aconteceria com esse amigo se ele estivesse dentro de nós? Nos momentos em que sofremos desejamos ardentemente ser acolhidos e compreendidos pelos nossos amigos. Mas como é fácil esquecermos que existe ALGUÉM com capacidade de consolo infinitamente superior à dos nossos amigos. Não apenas por ser DEUS. Mas por estar DENTRO de nós. Na nossa própria pele. POR ISSO O ESPÍRITO SANTO GEME ao interceder por nós. Ele está dentro, sentindo a nossa dor, os nossos gemidos. Esse é o verdadeiro sentido de intercessão. Mas geralmente não nos lembramos DELE. Ou nos lembramos por último...
        Mas Deus tem um jeitinho todo especial de nos fazer lembrar... Primeiro não nos poupando do sofrimento a que todo ser humano (inclusive Jesus encarnado) passa enquanto estiver por aqui. Depois nos conduzindo ao DESERTO. Ah, como o deserto pode nos sensibilizar! As Escrituras mostram claramente que, muitas vezes, quando Deus quer falar ao coração, Ele nos conduz ao deserto. Lugar de solidão, de deficiências e escassez, onde geralmente nos lembramos de nossas limitações. Talvez o deserto seja um dos espelhos mais limpos e polidos da face da terra.
        Posso dar um conselho? Eu sei que todos nós fugimos dos desertos que tentam nos engolir. Mas NÃO FUJAMOS DO DESERTO! Pode ser que, sem querer, estejamos tentando fugir do próprio Espírito Santo. Pode ser que, ironicamente, estejamos nos afastando do maior e mais profundo CONSOLO que tanto desejamos... Deixemos que ELE nos console como só Ele pode.

 

 

(Caraguatatuba, SP – 02/04/2013)