LUNÁTICOS

05/03/2014 13:45

            Geralmente pessoas contemplativas, indivíduos que gostam de gastar tempo meditando ou apreciando a natureza, a arte, a espiritualidade etc, costumam ser vistos como LUNÁTICOS. São considerados excêntricos e inconsequentes, uma vez que existem coisas mais importantes e sérias na vida para se dar atenção. A busca pelo conhecimento, cultura e capacitação profissional, pela agregação de valores ao currículo, pelo acúmulo de bens, conforto e comodidades tecnológicas, essa busca é a grande virtude de nossos dias. Até as crianças de hoje já tem “agenda de executivo”, pois é importante se estar “apto” para um mundo tão competitivo. Portanto, quando encontramos alguém que parece estar ligado a questões espirituais relacionadas a um “suposto mito futuro” de uma vida eterna, chamamos esse alguém de LUNÁTICO.

            Vamos tentar colocar essa questão por um outro prisma. Suponhamos que nosso governo atual tivesse planos de confisco total da Poupança. Estou apenas supondo. Digo isto, considerando que quase todos os fatos da história antiga são tratados como mitos, e portanto, aquela história do confisco da Poupança no “governo Collor”, provavelmente deva ser apenas mais um mito do passado. Então, suponhamos que a data desse confisco já esteja determinada a acontecer. E suponhamos que o Joãozinho (nome fictício) obteve, por fontes confiáveis, acesso às informações do governo e portanto sabe com antecedência a data desse inevitável confisco. Imagine que no dia em que o Joãozinho tomou ciência desse fato, ele tenha começado a trabalhar o dobro do que já trabalhava e a depositar tudo o que recebia em sua conta de Poupança. Bem, considerando que ele sabe que esse confisco é inevitável e que mesmo assim ele está investindo tudo o que tem em uma poupança na qual não pretende retirar um tostão até o dia do confisco, qual adjetivo daríamos ao Joãozinho? LUNÁTICO!!!

            Tem um texto das Escrituras Sagradas que está me perseguindo há alguns dias. Já o citei parcialmente em outro artigo intitulado “Triunfo”. Nessa passagem, Jesus diz: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens". Então lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. "Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’. "Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato (‘Louco’, em algumas versões)! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’ "Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus" (Lucas 12:15-21). Jesus chama de “louco” ou “LUNÁTICO” aquele que ajunta bens sabendo que quando morrer não ficará com nada do que ajuntou. De fato, é loucura priorizar o ajuntar, em uma vida inteira, algo que não poderá ser levado para a Eternidade. E o que é essa efêmera vida se comparada à Eternidade? Mais loucura ainda são os tais líderes religiosos que até usam passagens como essa para dizerem que as pessoas devem devolver seu dinheiro para “Deus” em troca de prosperidade. Ou seja, para suas instituições religiosas que supostamente “representam” Jesus na terra. Ah sim! Isso é loucura! Esses realmente são LUNÁTICOS! Pois dizem, em nome de Jesus, o contrário do que Jesus disse. LUNÁTICOS!

            Finalmente, como então podemos classificar as pessoas que priorizam relacionamentos, contemplação das belezas de Deus, assuntos espirituais, leituras sobre a história do mundo, assuntos escatológicos como o Apocalipse etc? Será que esses indivíduos são mesmo LUNÁTICOS? Conversando com minha esposa, ela lembrou-me de uma palavra de Jesus que, diante dos “sábios” desse mundo, nos faz perguntar se Jesus não teria sido o maior LUNÁTICO que já passou por aqui. Diz o texto:  “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mateus 6:19-21). Se Jesus é Deus encarnado e o Grande Mestre dos mestres, afinal, por que ele teria dito algo assim? Pense nisso!