MEU PÉ DIREITO

10/02/2014 14:58

            Em 1989 foi lançado um filme excelente (com direito ao Oscar de Melhor Ator para Daniel Day-Lewis) chamado "Meu Pé Esquerdo". O filme é a biografia de Christy Brown, um irlandês com paralisia cerebral que acabou se tornando um grande pintor e escritor fazendo uso apenas do único membro do corpo que possuía mobilidade, o "pé esquerdo". Bem, você talvez esteja se perguntando: Mas o título desse artigo não é "Meu Pé DIREITO"? Bem, é verdade, mas até ao final dessa leitura entenderá o porque escolhi esse título.

            Em meio a tantas vozes é muito difícil discernir a Verdade nos dias de hoje. Ficamos perdidos diante dos inúmeros caminhos a seguir. Discernimento é algo fora de moda, mas certamente é o que mais necessitamos hoje. Como discernir as coisas, pessoas, caminhos, verdade e mentira? São tantas religiões no mundo atual que é fácil se "espiritualizar", o difícil é escolher por onde. E a cristandade atual? São tantas denominações, tantas ordens, tantas igrejas e templos que dá medo tentar enumerar. São tantos nomes de igrejas e ministérios que a gente pergunta se de fato representam a mesma fé. Como discernir a Verdade em meio a tudo isso?

            Uma das coisas que mais me impressionam na pessoa de JESUS CRISTO é a sua SIMPLICIDADE. Como Ele era hábil para definir as coisas em poucas palavras. Certa vez, quando Ele falava com seus discípulos, disse sem rodeios: "Um novo mandamento vos dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que sois meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros" (João 13:34,35). Tão simples e tão profundo. O amor é a principal marca dos discípulos de Jesus.

            O apóstolo Paulo também entendeu e expressou em uma figura o que era a Igreja de Jesus Cristo. Em muitas passagens ele comparou a Igreja a um Corpo, o Corpo de Cristo (l Coríntios 12:12-27; Efésios 4:11-16) . E obviamente, uma das características de um corpo saudável é a capacidade de cuidar de si mesmo. Cada membro tem sua função específica, mas o que caracteriza o corpo é o cuidado mútuo de cada membro. Isso nada mais é do que o amor em ação que Jesus colocou como marca do seu Corpo. Sendo assim, como saber se estamos ou não vivendo a Igreja, o Corpo de Cristo?

            Há dois dias, eu e minha esposa passamos por uma experiência dolorosa. Voltando de uma tarde agradável de mergulho, onde vimos muitas das belezas do Criador, o pneu da moto resolveu estourar e, infelizmente, segundos depois estávamos no asfalto. Graças ao Pai nada de grave ocorreu com ela e nem comigo. Alguns esfolados e hematomas. Mas ao cair, a moto esmagou "Meu Pé Direito" e perfurou abaixo do calcanhar, necessitando de dez pontos para fechar o local. Bem, ainda estamos sofrendo as dores pelo corpo, sem falar da reação da vacina anti-tetânica que nos faz sentir como se um caminhão tivesse nos atropelado. Por que estou compartilhando isso? Nunca foi tão claro para mim como está sendo agora. Para proteger "Meu Pé Direito", o corpo todo está sofrendo e se mobilizando no processo. As dores localizadas afetam diretamente cada movimento e cada ação de todo o corpo. É simplesmente impossível "desligar" o resto do corpo daquele "Meu Pé Direito". Até as partes menos afetadas, ou que estão doloridas por causa dos efeitos da vacina, se sujeitam a sentir dor desde que possam poupar da dor maior aquele "Meu Pé Direito". Um corpo saudável, mesmo quando sofre ataques ou acidentes, sente a dor de cada membro, sofre a dor de cada órgão como se fosse a sua própria dor. Percebo em cada um dos meus membros uma compaixão gratuita mas intensa para com o "Meu Pé Direito". E em um sentido mais amplo, estou impressionado com minha esposa Lili que, embora cheia de ferimentos e dores pelo corpo, tem se desdobrado para me ajudar em tudo, pois sabe que estou impossibilitado de andar. Até ela se sensibilizou com "Meu Pé Direito". E como somos marido e mulher, também somos "Um Só Corpo". Mas o que isso tudo tem a ver com o tal discernimento que tanto precisamos nos dias de hoje?

            Se você quer saber se está de fato inserido no verdadeiro Corpo de Cristo, vivendo toda a dinâmica desse Corpo e experimentando a SAÚDE de Jesus que flui como sangue nas veias, então responda pra si mesmo: Eu tenho sentido a dor do meu irmão e feito tudo que está ao meu alcance para ajudá-lo a curar-se? Quando olho para as pessoas ao meu lado, SEI que elas sentem minhas dores quando estou sofrendo? Existe sensibilidade entre mim e essas pessoas que chamo de irmãos? Nesse "lugar" eu cuido e me sinto cuidado? Se a resposta for "SIM", não interessa onde você está, nem quantas pessoas estão ao seu redor, mas você está experimentando o Corpo Vivo de Jesus, a IGREJA. Mas se a resposta for "NÃO", sinto lhe informar, você não está vivendo a Igreja de Jesus. Talvez esteja apenas numa "boa" instituição religiosa, com "boa" música, "boas" pregações, com "boas" doutrinas, "boas" tradições centenárias, com um "bom" fervor "pentecostal", ou até numa instituição moderna, contextualizada, com ótimos princípios de administração e eficiência, mas ainda não está experimentando a IGREJA. Talvez você esteja se perguntando: Com base em que eu afirmo essas coisas que acabo de dizer? Bem, você já leu o que Jesus disse sobre a marca dos seus discípulos... mas Ele ainda disse outra coisa: "Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles." (Mateus 18:20). Mais uma vez: Simplicidade!

            A Igreja-Corpo é marcada pela mutualidade! Embora Christy Brown tenha conseguido proezas com apenas um membro funcional, certamente ele desejava gozar de plena saúde. Um corpo perfeito é aquele em que todos os membros são funcionais. Em "Meu Pé Esquerdo" eu pude ver o que um membro saudável pode fazer por todos os outros "doentes". Mas com "Meu Pé Direito" estou aprendendo o que TODOS podem fazer por esse "um doente", ainda que não estejam em perfeito estado. Creio que todas as vezes que eu olhar ou sentir o "Meu Pé Direito", me lembrarei disso! Simples assim!

 

(Ubatuba - SP - 10/02/2014)