O INUSITADO VENTO

10/05/2013 14:05

 

         Tem vezes em que a vida da gente segue um caminho tão inusitado que fica difícil até escrever sobre isso. Certos acontecimentos são, por si só, tão absurdos e improváveis que a gente até se belisca pra ver se estamos acordados ou sonhando. Mas sim, a vida tem dessas coisas, especialmente quando se trata de uma vida com Deus. Por que “especialmente”? Porque o Espírito de Deus é como vento! Imprevisível, ninguém sabe de onde veio e nem pra onde vai. E todo aquele que nasceu do Espírito será como vento. Imprevisível, absurdo, incompreensível, enigmático e marginal. Por que “marginal”? Porque vivemos num mundo mecânico, artificial, VIRTUAL, viciado em todo tipo de fórmulas, tradições e esquemas. Tudo tem que ser previsível e “certinho”, afinal, tudo tem que ser controlável. E quem for diferente será marginalizado. Quem sair do controle será um marginal.

 

        Mas essa é a palavra de ordem: CONTROLE. Nossa era é a era do controle. Controle de qualidade, controle de caixa, controle de natalidade, controle remoto, controle disso, controle daquilo, controle... Tudo precisa ser controlado. Inclusive os relacionamentos. Por isso tanta gente nas redes sociais. Nelas a gente deleta quem não quer, edita o que não gosta, mostra só o que interessa e dá até pra brincar de “O Homem Invisível”. E o famoso BBB? Ah, quanta gente se delicia com a ilusão de que consegue através dos “paredões” controlar o destino daqueles pobres seres humanos. É óbvio que a tecnologia está a serviço do CONTROLE.

        Mas porque tanta gente tem medo de RELACIONAMENTOS REAIS? Porque de tudo que há no mundo, nada é tão imprevisível e incontrolável quanto outro ser humano. Por isso tantas famílias se perdem, pois pais e filhos preferem mais investir seu tempo em atividades e coisas controláveis do que em relacionamentos reais. Por isso tanto trabalho, tantos cursos, tantos compromissos e agendas cheias. Por isso tanta pornografia, bonecas infláveis, vibradores e coisas parecidas...

        Considero minha caminhada com Deus tão curta! Mas sabe, já andei o suficiente pra perceber que com Ele não dá pra tentar controlar nada nessa vida. Só Ele tem o verdadeiro controle de tudo. E Ele o faz de formas tão absurdas e inusitadas (para nós), que tem casos em que levamos quase uma vida inteira pra entender o que está acontecendo.

 

      MAS NÃO EXISTE NADA QUE SE COMPARE AO QUE ELE FAZ! E NADA NA VIDA É TÃO PROFUNDO E VIVO QUANTO UM RELACIONAMENTO REAL. Às vezes o que Ele faz é tão inusitado que ficamos maravilhados. Mas CUIDADO!!! Às vezes Ele joga no nosso colo uma PESSOA, de carne e osso, “vivinha da silva”, imprevisível, incontrolável e absolutamente livre pra escolher o que quiser. Mas uma coisa eu estou aprendendo: Quando Ele faz isso, é porque Ele quer nos ensinar como se ‘VIVE DE VERDADE’. Como é a VIDA REAL. Ele quer que a gente aprenda a se relacionar com o imprevisível. Quer nos preparar para o inusitado. Quanto mais fugirmos dos relacionamentos reais com PESSOAS REAIS, mais incapazes seremos de nos relacionar com o PRÓPRIO DEUS. E por que? É simples! É porque a PESSOA do Espírito de Deus é como o VENTO...

 

(Caraguatatuba, 21/04/2013)