OBESIDADE

10/05/2013 13:59

 

        Você já deve ter feito uma trilha ou caminhada carregando pesos que tornam um simples ato de andar mais difícil ou mais lento. Sem falar que o excesso de peso muitas vezes nos obriga a parar a jornada. Podem ser pesos externos ou internos, sendo os últimos mais difíceis de se livrar. Isso acontece no sentido físico da vida. Mas o que dizer quanto aos pesos emocionais, psicológicos e espirituais?
        Os pesos internos são muitos. Hoje se fala muito em obesidade, aquelas gorduras indesejáveis que esteticistas e nutricionistas tanto condenam. Mas e quanto ao peso das culpas, medos, preocupações, ansiedades, frustrações, ódios, ressentimentos e coisas semelhantes a essas? Como lidamos com esse tipo de gordura? Da mesma forma que os pesos físicos, esses pesos da alma e do espírito também impedem a corrida. Assim como o excesso de lipídeos sobrecarrega o coração, as gorduras emocionais, psicológicas e espirituais também. Não conseguir perdoar alguém pode pesar algumas toneladas durante a vida.
        O que Deus diz a respeito da obesidade? Parece que, ao contrário da sociedade moderna, Ele fala muito pouco sobre lipídeos. Aliás, até incentiva o povo judeu a comer gorduras e carnes gordas nas suas festas comemorativas. Se hoje, Deus falasse isso para qualquer povo, seria reprovado pela OMS. Sem falar naquele texto onde se afirma que "o exercício físico é de pouco proveito". Mas e quanto às gorduras da alma e do espírito? Aí a história é outra! Parece que Ele está sempre convidando a nos livrarmos de todo e qualquer tipo de peso. Veja os textos abaixo:

 

 

“...livremo-nos de todo peso e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos está proposta...” (Hb 12:1)
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt 11:28-30)
“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (I Pe 5:7)

 

        Esses são apenas exemplos. Deus sempre nos convida a deixar todo tipo de peso que nos atrapalha a vida. O convite à simplicidade e leveza é algo evidente por toda a Palavra. Jesus deixa claro que as riquezas podem ser um peso para quem quer andar com Deus. O “jovem rico” desistiu de seguir Jesus quando este lhe disse para deixar todas as suas riquezas. Jesus também falou para alguém que brigava com seu irmão pela herança, que a vida de um homem não consiste na abundância dos seus bens (Lc 12:15). Somos convidados insistentemente a deixar o peso para trás. O Pai Eterno é tão amoroso que não quer ver-nos sobrecarregados. Liberdade com simplicidade. Leveza com amor. Deus nos convida a voar em suas asas. Mas isso nunca será possível se nos recusarmos a deixar o excesso de peso.
        A ansiedade é uma das principais causas de obesidade espiritual. Deus nos fez apenas com a capacidade de carregar o presente. Mas geralmente, tentamos carregar o passado e o futuro juntos com o presente. Isso é excesso de carga. Isso gera ansiedade e com o tempo os sintomas da obesidade surgirão. Cansaço, dores no peito, desânimo, problemas nas juntas, enfim, tudo aquilo que nos impede de correr ou caminhar livremente.
        Embora Deus não fale muito sobre lipídeos, o seu convite à leveza e simplicidade tem relação direta com a obesidade do nosso corpo físico. Digo isso porque o mundo de hoje está vivendo uma epidemia desse distúrbio. E creio que uma das principais razões, é que carregamos tanto peso em nossas almas e em nosso espírito que nunca houve em toda história tanta gente ansiosa, tanta gente com medo, com “síndrome de pânico”. E ansiedade, muitas vezes gera obesidade. Ficamos viciados em comida para tentar compensar a ansiedade. Tentamos encher o vazio de nossas almas com substância para o corpo. Tentamos satisfazer a fome espiritual comendo ou acumulando matéria!
        Não está na hora de pararmos um pouco e repensarmos a vida e os valores? Vamos parar de nos preocupar tanto com a obesidade de nosso corpo e consideremos o que estamos fazendo com nossa alma e nosso espírito. Lembre-se, “o exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura” (I Tm 4:8). Talvez esse seja o melhor tipo de regime que possamos fazer... Ao invés de investir tanto em regimes da lua, do limão etc, que tal tentar o regime da alma e do espírito? Ao invés de gastar tanto dinheiro com academia, lipoaspiração e shakes, que tal se assentar um pouco aos pés de Jesus e ouvir o que Ele tem a dizer? É de “graça”...

 

 

(Caraguatatuba, SP – 10/04/2013)