TRIUNFO

23/02/2014 23:59

            Certamente não me refiro à marca de biscoito. Refiro-me, sim, ao conceito que permeia toda a cultura pós-moderna de nossos dias. O mundo sempre correu atrás do Triunfo, da vitória. O sucesso é a palavra da moda nos dias atuais. Tudo é avaliado e gabaritado em função do Triunfo. Só os vitoriosos e triunfantes são valorizados nessa sociedade. Até os fracassados tentam passar uma imagem triunfal de si mesmos aos outros. Ainda que sejam pessoas desprovidas e mal sucedidas, o importante é parecerem vencedoras. Quantos moram num “caixote”, mas ostentam um carro do ano e se vestem com roupas de marca? Muitos são “gente honesta”, mas estão atolados até o pescoço em dívidas. O importante é poder demonstrar seu Triunfo diante da sociedade.

            Recentemente li a notícia de que “em apenas duas semanas, era o sexto homem de negócios a se suicidar.” Dos seis, cinco eram banqueiros. Geralmente notícias assim prenunciam grandes crises financeiras. E dessa vez parece ser uma crise mundial. Mas por que um milionário tiraria a própria vida? Talvez porque o “chão em que pisava” (grana) saiu subitamente debaixo dos seus pés. É triste constatar que o combustível do Triunfo dessa sociedade é altamente inflamável e pode queimar-se de uma só vez. Sim o dinheiro é altamente fugaz. Mas mesmo sabendo disso o mundo continua confiando nele. Tanto faz se é o mundo capitalista, comunista ou islâmico. Todos constroem seus “castelos” do Triunfo alicerçados em fumaça. Ninguém está isento de experimentar o fracasso e o insucesso. Todos somos suscetíveis às crises. A Crise pode chegar à qualquer hora para você, para mim ou até para todos de uma só vez. Mas será que estamos preparados?

            Gostaria de compartilhar uma visão bem diferente sobre o Triunfo. Não é propriamente minha, mas a adotei como se fosse. É a visão de Jesus Cristo. Certa vez Ele disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens” (Lucas 12:15). Jesus sabia que a qualquer momento o anjo da morte poderia nos chamar. E quando isso acontecer, o que levaremos dos nossos bens? A verdade é que vivemos em função de coisas que deixaremos ou que nos deixarão antes mesmo de partirmos. Será que estamos prontos para isso? É estranho ver os religiosos de plantão afirmando que, se somos filhos de Deus, temos o direito de ter prosperidade nessa vida. Não é preciso conhecer muito a história de Jesus pra saber que nasceu pobre numa manjedoura, cresceu numa família simples e quando abordado por alguém que queria segui-lo, respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”(Mateus 8:20). Bem, às vezes Jesus se referia a si mesmo como sendo o “Filho do homem”, mas sabemos que Ele é “O Filho de Deus”. Ele é “O” e não “um” como nós. Se “O Filho” viveu sem recursos e bens, por que “um filho” como nós teria o direito de ser próspero? Se somos de fato seus discípulos deveríamos ao menos considerar a efemeridade dos bens. A qualquer momento podemos ser surpreendidos pela crise e perda de bens, saúde e até de entes queridos. Essa é a natureza da vida nesse mundo. Por que insistimos tanto em viver como se fôssemos deuses?

            Jesus também disse certa vez: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”(João 16:33). O que seria esse Triunfo de Jesus sobre o mundo? Como uma pessoa sem bens, simples, pobre, que não tinha morada, sofredor poderia se considerar um triunfante vencedor? E para completar, seu Triunfo foi coroado com uma morte de cruz, reservada para os piores malfeitores. Parece que a visão do Filho de Deus e Rei dos reis era totalmente oposta a visão que temos hoje.

            Mas existe algo que dinheiro nenhum desse mundo pode comprar. Existe algo que status e poder não podem trazer ao mais profundo coração humano. Jesus falou que disse essas coisas para que tenhamos Paz nEle. O Príncipe da Paz triunfou sobre o mundo, venceu o mundo para nos oferecer Sua Paz. É somente quando confiamos nEle que podemos continuar bem e em paz quando a crise nos atingir. Que venha a Crise Mundial! Não precisamos pular da ponte ou atirar em nossa boca. Que venha o sucesso ou o fracasso, a vida ou a morte; em Cristo estamos acima dessas coisas. A Sua Paz jamais nos deixará! Esse é o Verdadeiro Triunfo!

 

Ubatuba-SP – 23/02/2014